Como tratar minha piscina?

O homem é o maior contaminador das águas. Um ser humano saudável deixa na água da piscina aproximadamente 4.000 bactérias. Um grama de fezes libera 10.000.000.000 de vírus. O suor humano libera amônia e gordura. Estes resíduos são alimentos para os fungos, bactérias e algas.

Manter uma piscina saudável, sem a presença de micro-organismos causadores de doenças de pele, respiratórias, gastrointestinais, conjuntivites, otites, entre outras, é garantia de saúde, lazer e conforto a qualquer tempo para os usuários. Quando não é tratada corretamente, ela pode se tornar um foco perigoso de contaminação. O tratamento preventivo da água é a melhor defesa.

O sucesso na qualidade da água de uma piscina começa no padrão de instalação, que deve ser realizado por pessoas devidamente habilitadas. O cartucho ou elemento filtrante, devem estar sempre limpos e em perfeitas condições com seus acessórios, é o primeiro e importante passo.

O primeiro passo e fundamental o cartucho ou elemento filtrante, devem ser sempre limpos e em perfeitas condições. O segundo passo fundamental é a verificação do Equilíbrio Químico da água a ser tratada, pois sem conhecer este fator e corrigi-lo se necessário, não se obtém sucesso no terceiro passo: a desinfecção.

Colocamos abaixo alguns tipos de situações que sua piscina pode se encontrar, e para cada uma é um tipo de tratamento especial:

  • Como tratar a piscina com água verde e turva?
  • Como tratar a piscina com água suja?
  • Como tratar a piscina com água turva?
  • A cor da água verde, marrom, preta logo após a adição de cloro?
  • Como tratar a água leitosa?
  • Como tratar a água gordurosa?
  • Como tratar a água verde cristalina?
  • Como tratar a água com cheiro forte de cloro?

*ATENÇÃO= As dicas abaixo podem ser aplicadas somente para os produtos exclusivo iGUi.
Informações de serviço especializado em limpeza de piscinas acesse: www.iGUiTrataBem.com
Para mais dúvidas, ligue imediatamente no TELEFONE: 0800 777 4484.


1- Sistema Pratic

Como tratar minha piscina - Sistema PraticA iGUi desenvolveu o sistema mais prático para instalação de piscinas, e com isso maior facilidade na manutenção e tratamento da água, como o próprio nome já diz tudo.

 

Acompanhe a seguir:

  • As paredes ficam praticamente auto limpantes devido ao atrito da água nas mesmas e a sujeira se concentra no meio, tornando a limpeza mais fácil.
  • Dispositivo de retorno da filtragem direcionado para o fundo na lateral.

 

2- Analisador do Equilíbrio Químico

Todos os tipos de águas colocadas em piscinas, qualquer que seja a origem, contêm vários minerais em diferentes quantidades e qualidades, dependendo da região. Estes minerais estão em equilíbrio entre si e com a água, mantendo naturalmente estável. Para termos uma água com características próximas das apresentadas na natureza em sua composição química ideal, é preciso cuidar deste equilíbrio e, às vezes, recompô-lo. Para isso, são analisados os seguintes fatores:

Como tratar minha piscina - Oxi Medidor

  • Alcalinidade Total (AT);
  • pH;
  • Dureza Cálcica(DC);
  • Temperatura (T);
  • Índice de sólidos totais dissolvidos (Índice de Langlier);

 

Antes de iniciar qualquer tratamento químico na água da piscina é necessário verificar suas características físico-químicas (AT e pH). Para isso existe o OXI MEDIDOR, teste do tipo tiras que mede simultaneamente a Alcalinidade Total e o pH na água da piscina. O OXI MEDIDOR também mede a quantidade de SOLO e Cloro na água da piscina.

De uma maneira mais simples e tradicional, têm se também o OXI ESTOJO DE TESTE LÍQUIDO, um sistema de teste que mede através de reagentes o residual de pH e cloro na água da piscina.

3-DESINFECÇÃO DA ÁGUA

Um dos principais problemas que surgiram neste século é a crescente contaminação da água, recurso que vem sendo poluído de tal maneira que em muitos casos não se pode consumi-lo ou utilizá-lo em seu estado natural.

Existe uma série de elementos contaminantes da água, dentre eles os biológicos, microrganismos capazes de provocar doenças, tais como hepatite, cólera e gastroenterite entre outras.

Geralmente localizada ao final do processo de tratamento da água, a etapa da desinfecção ajuda a solucionar os problemas relacionados aos contaminantes biológicos, nos proporcionando, sempre que tratada corretamente, água de qualidade e própria para consumo e abastecimento.

Água de piscina limpa, não é sinônimo de água tratada. A garantia de um tratamento só se obtém quando encontra-se na água um residual de desinfetante.

O SOLO, o OXI CLORO e o IZI, são desinfetantes garantidos pela iGUi e que devem constar na piscina antes do banho. A lâmpada UV é um tratamento desinfetante eficiente assim como os citados anteriormente, porém que não deixa residual na água.

A desinfecção da água deve ser feita a partir do momento em que a mesma esteja limpa, com pH e alcalinidades regulados.


Piscina com água verde e turva

A cor verde da água da piscina se caracteriza pela presença de algas. A alga surge nas piscinas pela ação do vento e pela água das chuvas. Para se proliferarem na água é necessário um conjunto de fatores como: baixa ou isenta a concentração de desinfetante, excesso de matéria orgânica, pH e alcalinidade total desregulados, excesso de uso por banhistas, insuficiência de filtração.

A água da piscina com algas fica com sua coloração alterada bem como o fundo e as paredes escorregadios com presença de limo ou lodo, a aparência estética da piscina ruim e aumenta-se a turbidez.

Existem mais de 17.000 espécies de algas diferentes. Existe uma espécie que é comum em água de piscinas que se chama CHLORELLA, deixando as águas esverdeadas.

Neste caso é necessário realizar um procedimento de choque com OXI ALGICIDA seguido de decantação, como segue abaixo:

  1. Desligar o timer da piscina e ligar o motor manualmente;
  2. Retirar o cartucho ou elemento filtrante;Como tratar minha piscina - Oxi Sulfato de Alumínio
  3. Utilizar 10mL/m3 de OXI ALGICIDA diluído em um balde com água e aplicar na piscina.
  4. Esfregar paredes, bancos e escadas deixando recircular por cerca de 30 minutos;
  5. Adicionar em um balde com água da piscina 40gr/m³ de OXI SULFATO DE ALUMÍNIO e dissolver. Espalhe uniformemente pela piscina;
  6. Deixe recircular por cerca de 20 minutos;
  7. Verifique o pH e proceder da seguinte maneira:

*pH abaixo de 7,2: adicionar cerca de 20gr/m3 de OXI BARRILHA LEVE e após uns 20 minutos recirculando, verificar o pH novamente. Se estiver ideal, parar o filtro;
*pH ideal: simplesmente parar o filtro;
*pH acima de 7,6: aplicar mais 20gr/m3 de OXI SULFATO DE ALUMÍNIO e recircular por mais 20 minutos, verificar o pH novamente e parar o filtro se estiver ideal;

  1. Aguardar no mínimo 12 horas com a água em repouso para fazer a aspiração. Com uma única aspiração, a água não fica totalmente limpa e cristalina, sendo necessário uma nova aspiração após algumas horas para que a sujeira que levantou assente;
  2. Recoloque o elemento filtrante ou cartucho, reprograme o timer e reponha o nível de água;
  3. Verifique o pH e alcalinidade novamente e corrija se necessário;
  4. Adicionar 50mL/m³ de SOLO ou o desinfetante conhecido.

OBS: Não é necessário corrigir pH e Alcalinidade Total da água da piscina antes da adição do OXI SULFATO DE ALUMÍNIO, pois após a aplicação do mesmo, o que foi anteriormente regulado,ficará fora das faixas ideais novamente.


Piscina com água suja

Sujeira é toda e qualquer resíduo ou impregnação que tende a ficar com a aparência estética de um ambiente ruim. Na água não é diferente, pois além de deteriorar a aparência da água, ainda torna a mesma imprópria para o uso. Uma água suja pode transmitir ao homem uma série de doenças como: cólera, febre amarela, malária, dengue, conjuntivite, sinusite, sarna, infecções de pele dentre outras enfermidades.

Este tipo de situação é muito comum logo após a finalização das obras de instalação da piscina.Como tratar minha piscina - Oxi Barrilha Leve

  1. Desligar o timer da piscina e ligar o motor manualmente;
  2. Retirar o cartucho ou elemento filtrante;
  3. Adicionar em um balde com água da piscina 40gr/m³ de OXI SULFATO DE ALUMÍNIO e dissolver. Espalhe uniformemente;
  4. Deixe recircular por cerca de 20 minutos;
  5. Verifique o pH e proceder da seguinte maneira:

*pH abaixo de 7,2: adicionar cerca de 20gr/m3 de OXI BARRILHA LEVE e após uns 20 minutos recirculando, verificar o pH novamente.
Se estiver ideal, parar o filtro;
*pH ideal: simplesmente parar o filtro;
*pH acima de 7,6: aplicar mais 20gr/m3 de OXI SULFATO DE ALUMÍNIO e recircular por mais 20 minutos, verificar o pH novamente e parar o filtro se estiver ideal;

  1. Aguardar no mínimo 12 horas em repouso para fazer a aspiração. Com uma única aspiração, a água não fica totalmente limpa e cristalina, sendo necessário uma nova aspiração após algumas horas para que a sujeira que levantou assente;
  2. Recoloque o cartucho ou elemento filtrante, reprograme o timer e reponha o nível de água;
  3. Verifique o pH e alcalinidade novamente e corrija se necessário;
  4. Adicionar 50mL/m³ de SOLO ou o desinfetante conhecido.

Piscina com água turva

Característica física da água, decorrente da presença de substâncias em suspensão, ou seja, sólidos suspensos, finamente divididos ou em estado coloidal, e de organismos microscópicos. O tamanho das partículas em suspensão varia desde grosseiro ao colóide, dependendo do grau de turbulência. A presença destas partículas provoca a dispersão e a absorção da luz, deixando a água com aparência nebulosa, esteticamente indesejável e potencialmente perigosa.Como tratar minha piscina - Oxi Sulfato de Alumínio

  1. Desligar o timer da piscina e ligar o motor manualmente;
  2. Retirar o cartucho ou elemento filtrante;
  3. Adicionar em um balde com água da piscina 40gr/m³ de OXI SULFATO DE ALUMÍNIO e dissolver. Espalhe uniformemente;
  4. Deixe recircular por cerca de 20 minutos;
  5. Verifique o pH e proceder da seguinte maneira:

*pH abaixo de 7,2: adicionar cerca de 20gr/m3 de OXI BARRILHA LEVE e após uns 20 minutos recirculando, verificar o pH novamente. Se estiver ideal, parar o filtro;
*pH ideal: simplesmente parar o filtro;
*pH acima de 7,6: aplicar mais 20gr/m3 de OXI SULFATO DE ALUMÍNIO e recircular por mais 20 minutos, verificar o pH novamente e parar o filtro se estiver ideal;

  1. Aguardar no mínimo 12 horas em repouso para fazer a aspiração. Com uma única aspiração, a água não fica totalmente limpa e cristalina, sendo necessário uma nova aspiração após algumas horas para que a sujeira que levantou assente;
  2. Recoloque o cartucho ou elemento filtrante, reprograme o timer e reponha o nível de água;
  3. Verifique o pH e alcalinidade novamente e corrija se necessário;
  4. Adicionar 50mL/m³ de SOLO ou o desinfetante conhecido.

Piscina com água verde, marrom, preta após a adição de cloro

Todas as águas contêm metais dissolvidos. As quantidades variam de acordo com a região em que se localizam os lençóis freáticos. Os metais podem causar manchas, ou sujar a superfície da água, além de alterar a sua cor. De acordo com o metal presente temos:Como tratar minha piscina - Oxi Cloro

Metal Cor Conferida à água
Cobre Azul ou verde
Ferro Verde claro ou Marrom
Manganês Marrom escuro

 O nível de metais recomendado é a ausência total (0 ppm). Podemos retirar pequenas quantidades de metais da água por oxidação e filtração, ou com o auxílio de um agente sequestrante cuja função é ligar-se ao metal, evitando os efeitos indesejáveis. Os metais também aumentarão a quantidade de sólidos dissolvidos na água.

Quando a água da piscina fica com uma coloração marrom, cor de terra, verde ou preta, indica a presença de materiais em suspensão ou uma grande quantidade de matéria inorgânica, como argila e poeira. Necessariamente isso acontece logo após a adição de um produto oxidante como OXI CLORO e OXI BRILHO. Segue como proceder:

  1. Desligar o timer da piscina e ligar o motor manualmente;
  2. Retirar o cartucho ou elemento filtrante;
  3. Dissolva em um balde plástico, 14gr/m3 de OXI CLORO e espalhe por toda a superfície da água, aguardar 20 minutos;
  4. Adicionar em um balde com água da piscina 40gr/m³ de OXI SULFATO DE ALUMÍNIO e dissolver. Espalhe uniformemente;
  5. Deixe recircular por cerca de 20 minutos;
  6. Verifique o pH e proceder da seguinte maneira:

*pH abaixo de 7,2: adicionar cerca de 20gr/m3 de OXI BARRILHA LEVE e após uns 20 minutos recirculando, verificar o pH novamente. Se estiver ideal, parar o filtro;
*pH ideal: simplesmente parar o filtro;
*pH acima de 7,6: aplicar mais 20gr/m3 de OXI SULFATO DE ALUMÍNIO e recircular por mais 20 minutos, verificar o pH novamente e parar o filtro se estiver ideal;Como tratar minha piscina - Oxi Inibidor de Metais

  1. Aguardar no mínimo 12 horas em repouso para fazer a aspiração. Com uma única aspiração, a água não fica totalmente limpa e cristalina, sendo necessário uma nova aspiração após algumas horas para que a sujeira que levantou assente;
  2. Recoloque o cartucho ou elemento filtrante, reprograme o timer e reponha o nível de água;
  3. Dosar OXI INIBIDOR DE METAIS na dosagem de 50mL/m3.
  4. Após 24 horas da adição do OXI INIBIDOR DE METAIS, aplicar 4gr/m3 de OXI CLORO;
  5. Dosar OXI INIBIDOR DE METAIS á cada 15 dias ou após cada reposição de água.

Se o tratamento da água for feito com SOLO, o problema da coloração não existe, devido o fato do produto não se tratar de um oxidante. O uso do OXI INIBIDOR DE METAIS só se torna necessário caso ocorra o surgimento de manchas pelo gel da piscina.


Piscina com água leitosa

Caracterizada por uma coloração esbranquiçada , a água fica com um excesso de turbidez. As possíveis causas de uma água leitosa seria: tempo de filtração abaixo do recomendado, alcalinidade e pH abaixo dos parâmetros considerados ideais, baixo residual de desinfetante, excesso de barrilha leve na água, excesso de matéria orgânica na água.
Para resolver o caso da turbidez, inicialmente corrigir os parâmetros que estão fora das faixas ideais e aumentar o Como tratar minha piscina - Oxi Sulfato de Alumíniotempo de filtração, caso não resolva, proceder conforme segue abaixo:

  1. Desligar o timer da piscina e ligar o motor manualmente;
  2. Retirar o cartucho ou elemento filtrante;
  3. Adicionar em um balde com água da piscina 40gr/m³ de OXI SULFATO DE ALUMÍNIO e dissolver. Espalhe uniformemente;
  4. Deixe recircular por cerca de 20 minutos;
  5. Verifique o pH e proceder da seguinte maneira:

*pH abaixo de 7,2: adicionar cerca de 20gr/m3 de OXI BARRILHA LEVE e após uns 20 minutos recirculando, verificar o pH novamente. Se estiver ideal, parar o filtro;
*pH ideal: simplesmente parar o filtro;
*pH acima de 7,6: aplicar mais 20gr/m3 de OXI SULFATO DE ALUMÍNIO e recircular por mais 20 minutos, verificar o pH novamente e parar o filtro se estiver ideal;

  1. Aguardar no mínimo 12 horas em repouso para fazer a aspiração. Com uma única aspiração, a água não fica totalmente limpa e cristalina, sendo necessário uma nova aspiração após algumas horas para que a sujeira que levantou assente;
  2. Recoloque o cartucho ou elemento filtrante, reprograme o timer e reponha o nível de água;
  3. Verifique o pH e alcalinidade novamente e corrija se necessário;
  4. Adicionar 50mL/m³ de SOLO ou o desinfetante conhecido.

Água Gordurosa

Como tratar minha piscina - Oxi BrilhoA água pode apresentar algumas vezes na superfície um aparência gordurosa com aspecto pegajoso. Isso é comum principalmente no verão devido ao uso de protetores solares e bronzeadores. Isso é comum também de se ver em água tratada com SOLO. O produto tem uma base química um pouco oleosa, por isso a água fica com uma aparência um pouco oleosa também. Trata-se de aparência, pois em contato com a água, nota-se que a pele não fica gordurosa.

SOLUÇÃO:

Para eliminar o problema da gordura na água, aplicar 12 a 14gr/m3 de OXI BRILHO e deixar a água filtrando pelo menos umas 2 horas a mais do recomendado pelo fabricante do equipamento.


Água Verde e Cristalina

Essa característica é comum em água limpa quando não há presença de limo ou lodo nas paredes, porém com tom levemente esverdeado. Isso se dá devido a presença de matéria orgânica na água que não é retirada fisicamente pelo Como tratar minha piscina com o solofiltro, por se tratar de partículas menores. Este fato é comum tanto em piscinas tratadas com CLORO como em piscinas tratadas com SOLO.

SOLUÇÃO:

Em piscinas tratadas com CLORO realizar uma supercloração (14gr/m3) e filtrar um tempo a mais do recomendado pelo fabricante logo após a aplicação.

Em piscinas tratadas com SOLO, aplicar 14gr/m3 de OXI BRILHO e filtrar um tempo a mais do recomendado pelo fabricante logo após a aplicação.


Água com Cheiro forte de Cloro

É muito comum banhistas reclamarem que a piscina está com muito cloro quando há um cheiro muito forte na água. Muitas vezes, pode haver um excesso de produto na água devido uma alta dosagem ou em outros casos o odor de cloro é forte, porém através dos kits de análises para verificação do residual é possível notar que não há nada de cloro na água. Isso se dá devido a presença das chamadas CLORAMINAS que nada mais são que subprodutos resultantes da reação incompleta entre Cloro e compostos de amônia (urina por exemplo).

SOLUÇÃO:

Quando a concentração de cloro na água está muito alta, basta somente aguardar algumas horas para que isso se regularize, pois este composto evapora com o sol.

Quando não há residual de cloro na água e o cheiro está forte, basta fazer uma supercloração (14gr/m3) e deixar a piscina filtrando um pouco mais do recomendado. ÁGUA COM CHEIRO FORTE DE CLORO É muito comum banhistas reclamarem que a piscina está com muito cloro quando há um cheiro muito forte na água. Muitas vezes, pode haver um excesso de produto na água devido uma alta dosagem ou em outros casos o odor de cloro é forte, porém através dos kits de análises para verificação do residual é possível notar que não há nada de cloro na água. Isso se dá devido a presença das chamadas CLORAMINAS que nada mais são que subprodutos resultantes da reação incompleta entre Cloro e compostos de amônia (urina por exemplo).